A oficina foi marcada por lições de vida, que jamais serão esquecidas. Crônica e, poesias não foram os únicos aprendizados, mas também lições que os participantes tiveram a oportunidade de absorver do poeta conhecimentos literários e a preocupação com escritores do amanhã.
Os dia 7 e 8, o Instituto Memorial de Parintins (Impin), realizou a segunda fase da Oficina Literária com a presença do escritor Tenório Telles como instrutor.
A oficina foi prestigiada majoritariamente por estudantes de ensino médio que deram o tom nas produções literárias livres. Problemas sociais, meio ambiente e principalmente o cotidiano estiveram expressas nos textos dos jovens. Textos muito bem elaborados das representações de mundo pelos estudantes mostra que novos talentosos escritores estão se formando no interior da Amazonas.
Segundo o estudante da Escola Senador João Bosco, Yago, “esses dos dois dias representaram para mim muita coisa, pois despertou em mim uma profissão, a de jornalista. Foi quando eu parei pra pensar o que eu queria pra minha vida”.
Para Venicio Garcia, professor atuante na área da literatura e língua portuguesa, “ a importância desses estudo vem para a formação profissional e pessoal, e acima de tudo estando presente eu com os nossos alunos, farão que no futuro tenhamos uma nova concepção de educação, eu acredito o viés para uma sociedade de leitores, depende muito da concepção de educador. Eu vejo os nossos alunos num sábado no Impin, estudando e debatendo literatura com essas pessoas que são maravilhosos poetas e escritores, com suas experiências vão enriquecer a vida de nossos alunos.
A oficina finalizou neste domingo com a entrega de certificados de participação e exemplares do livro de Wilson Nogueira, “Órfão das águas”, e autógrafos do autor.
matéria: Everton Auzier
Nenhum comentário:
Postar um comentário