Com o tema: “mulheres, museus e memórias”, a 5ª Primavera de Museus propõe uma reflexão sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na atualidade. O Instituto Memorial de Parintins (Impin) realiza o evento em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A 5ª. Primavera de Museus acontece anualmente, desde 2007, e faz parte da agenda de eventos permanentes do Ibram. Em 2011, vai acontecer no período de 15 a 25 de setembro em 1.768 eventos espalhados por todas as regiões do país e idealizados por 586 instituições.
Em Parintins, as atividades estão previstas para os dias 22, 23 e 24 de setembro. O evento conta com a participação de lideranças femininas locais e da jornalista Ivânia Vieira.
As atividades começam dia 22, pela manhã, no programa de rádio. O objetivo é divulgar a 5ª Primavera de Museus para o maior público possível tanto na cidade quanto no interior e discutir a temática: mulheres, museus e memórias, desmitificar conceitos e falar das lutas e desafios da mulher na atualidade. Os espaços no rádio foram cedidos pela Rádio Alvorada, e pela Rádio Tiradentes. Ainda no dia 22, a programação acontece no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com o Cine-fórum, exposições e performances artísticas. As atividades iniciam a partir das 17h e vão ser coordenadas pela artista e professora do Curso de Artes Plásticas da Ufam, Iva Tai.
No dia 23, também no CAT, a partir das 18h, acontece a mesa redonda com a temática: mulher, memória e esquecimento. Mirian de Mafra, pesquisadora na área de gênero, debate o tema: “construção e desconstrução do ser mulher e Sandra Helena, profª da Ufam e mestre em psicologia, fala do “conhecimento como espaço de emancipação do Ser Feminino.
A programação da 5ª Primavera de Museus encerra dia 24, com a mesa redonda mediada pela mestra em História Social e coordenadora do Curso de História do Cesp-UEA, Mônica Xavier de Medeiros, no auditório da UEA, a partir das 16h. Na mesa, a professora Fátima Guedes, representante da Articulação Parintins Cidadã e Ivânia Vieira, jornalista e mestra em Sociedade e Cultura da Amazônia discutem o tema: mulher, política e trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário